27 de junho de 2011

Happy birthday to me




       Hoje é dia 27 de junho, também conhecido como “o dia mais lindo do ano”. É, estou completando 20 primaveras ( tudo bem que é inverno, mas, eu prefiro a primavera). De repente a gente para e pensa: mais um ano se passou! Menos um agora. Porque na verdade eu não tenho um ano a mais, mas sim, um ano a menos. Mas isto nem importa muito, contando que os anos que se passaram tenham valido a pena e os que virão se comprometam em ser melhores ainda, tá valendo ! Parando pra refletir no que acabei de escrever, estou pensando se os anos que se passaram valeram a pena.

     Bom, não que eu tenha vivido de maneira errada, extrapolando os limites, passando da conta. Nada disto! Talvez assim, teria vivido-os de maneira intensa. Mas, não. Acho que passei mais que despercebida diante dessas 2 décadas. Não aproveitei todas as manhas de sol, não cheirei todas as flores, não colhi todos os sorrisos, nem me apaixonei por todas as belezas desses momentos passados. Contudo, não posso dizer que nada fora aproveitado. Conheci muitos jardins; apaixonei-me, talvez uma única vez; brinquei em algumas manhas de sol, semeei e colhi sorrisos, enfim, vivi, da maneira que me era possível, pelas oportunidades que tive, até então.

Mas posso dizer também, que 20 primaveras, parece pouco, mas  fizeram em mim grandes transformações. Porque...


Com 20 primaveras, você aprende que ser criança é a melhor coisa do mundo. Aprende porque, quando  se tem 10 anos, torcemos fervorosamente para que o tempo passe e que chegue logo o dia em que poderemos ter um carro e ir onde quisermos; o dia em que teremos dinheiro e seremos independentes, enfim. Mas, quando chega, as brincadeiras de rua fazem muita falta, os amigos deixam saudades, e sentimos falta de nós mesmos. Lembro de quando eu era pequena e o mundo parecia ser enorme e o tempo passava devagar. 


Com 20 primaveras, você aprende que vó é a melhor coisa do mundo. 

Aprende porque, nenhum de seus passeios pela night, festas, churrascos com amigos, enfim... nada substitui os finais de semana na casa da vó.


Com 20 primaveras, você aprende que ralar o joelho é a melhor coisa do mundo. Aprende porque, dói menos que coração com feridas que não cicatrizam, daquelas que sopro nenhum faz parar de arder, e nem sequer adiantam os antigos mertiolates.


Com 20 primaveras você aprende que as pessoas adoram dizer que você mudou, mas nunca se preocupam se você teve motivos para mudar e muito menos quais foram.


Com 20 primaveras você aprende que os amigos são indispensáveis. Aprende que aquela amizade a qual você queria que nunca acabasse, você realmente não quer que  acabe, mas o tempo e as circunstancias vão provocando desgastes, então, Cuidado! Preserve. Aprende que sua melhor amiga nem sempre percebe seu pior momento, mas você precisa aprender lidar com isso, e, sabe se lá o que você também não descuidou.


Com 20 primaveras você aprende que não está necessariamente errado por amar em demasia uma pessoa, a gente erra é quando espera que ela nos ame da mesma maneira.


Com 20 primaveras você aprende que muitos já passaram pelas mesmas, ou melhor,  por angustias muito parecidas com as suas. Basta ler, no meu caso, Caio Fernando de Abreu; e ver que nossas almas dançam no mesmo vazio. E que essa partilha permite que eu aproveite do que ele escreveu para desvaziar um turbilhão interior.


Com 20 primaveras você aprende que poderia ter feito diferente, que poderia ter feito dar certo, que poderia ter sido melhor com alguém. Mas você também aprende que não depende  só de você. Que somos todos influentes e influenciáveis. Somos produtos das nossas experiências, das nossas contingências  e das oportunidades que a vida nos dá. Mas nada disto vale, senão compartilhamos de um mesmo propósito.


Com 20 primaveras você acaba aprendendo que pode suportar muito mais do que imagina. E que o tempo é algo idencifrável.


Com 20 primaveras, já dizia Cecília Meireles, “Aprende a se deixar cortar para voltar sempre inteira. “


Com 20 primaveras você aprende que isso tudo ainda é muito pouco. E que é preciso aprender muito mais.


Obrigada, Deus, por mais um ano de vida !

Nenhum comentário:

Postar um comentário